Copa do Mundo 2014: Quem vai qualificar-se?

 

Image

 A estrada para o Rio está cheia de obstáculos para muitas das seleções Europeias

 
Não são muitos os que têm a oportunidade de jogar uma Copa do Mundo. Com o final do programa de qualificação europeia no horizonte, está chegando a hora de avaliar o quem ainda está na luta pela participação na Copa Mundial 2014.
 
Este final de semana marca a penúltima rodada de jogos, com a última ocorrendo quatro dias depois. É uma marca da natureza competitiva de qualificação que, com duas jornadas pendentes, apenas duas nações, Itália e Holanda, já reservaram o seu lugar no avião para o Brasil.

A Alemanha está à beira de assegurar sua presença no ano que vem, ter em conta que requer um ponto solitário das partidas restantes contra a República da Irlanda e Suécia. Pela sua parte, a Suécia pode garantir seu lugar numa repescagem se evitar a derrota contra a Áustria, em Solna. As permutações são semelhantes para a Bélgica no grupo A, que precisa de evitar uma derrota na Croácia, na sexta-feira, para embarcar no avião para o Rio.

Na segunda colocação de grupo que tem a Espanha como líder, a França será condenado aos ‘play-offs’, contanto que os atuais campeões mundiais vencem a Bielorrússia ou a Geórgia na próxima semana. A situação e ainda mais complicada por Les Bleus visto que se não consegue um bom resultado contra a Finlândia, seu ranking da Fifa vai manter inferior à Croácia, Suécia, Grécia e Portugal, e portanto, enfrentaria uma dessas seleções num confronto duro na repescagem.

No grupo H, a Inglaterra está perto de se qualificar, mas qualquer deslizes em casa contra o Montenegro pode abrir a porta para uma série de equipes. A seleção inglesa tem muitas opções ofensivas com os retornos de Wayne Rooney e Daniel Sturridge, mas os montenegrinos já dão um empate com os Inglêses, e terão como objetivo principal a idéia de capitalizar sobre os nervos dos anfitriões. A vitória da Ucrânia sobre a Polônia na sexta-feira irá garantir-lhes, pelo menos, um lugar na repescagem, como eles jogam San Marino no último jogo, embora os poloneses ainda possam se qualificar se eles vencerem.

A Suíça está na primeira colocação de grupo E, e parece destinado pela Copa desde o começo das eliminatórias, graças a um sorteio favorável. Seus adversários fracos inclui a Islândia, Eslovênia, Noruega e Albânia – os quais ainda tem uma chance de terminar na segunda colocação. A equipe da Suíça sabe que a vitória sobre a Albânia, nesta sexta-feira, significa a qualificação para o torneio pela décima vez na sua história.

Os outros grupos nas eliminatórias europeias parecem ainda mais árduos e intrigante.

No grupo F, apesar dos esforços de seu craque popstar Cristiano Ronaldo, o Portugal (com 17 pontos) está em perigo de ficar fora da Copa, ou pelo menos, da qualificação automática, devido as complicações na sua tentativa de ultrapassar a líder Rússia (18). Duas vitórias russos contra Luxemburgo e Azerbaijão obrigaram os lusos a jogar a repescagem.

No grupo G, a Bósnia-Herzegovina visa livrar-se de sua reputação como as chamadas ‘chokers’, ao alcançar a sua primeira Copa do Mundo. Os Bósnios terminarem em segundo lugar em ambos as duas últimas campanhas de qualificação para uma grande competição, e foram posteriormente derrotado nas duas ocasiões pelo mesmo equipe, o Portugal, na repescagem. Nesse momento, ocupam o primer lugar, e tudo aponta para um final feliz, uma vez que já derrotou o rival mais próximo, Grécia, em março, e agora enfrenta dois jogos muito ganhaveis, contra Liechtenstein e Lituânia. Qualquer fracasso deve ser agarrado pela Grécia, que está atualmente no mesmo número de pontos na segunda colocação, mas com um saldo de gols inferior.

Com nove grupos, e apenas oito vagas na repescagem, o segundo colacado com os piores resultados contra as nações da sua secção seja eliminado. Ninguém quer perder uma Copa do Mundo no Brasil. Com várias nações poderosas ainda não garantidas lugares no torneio, as apostas são altas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s